Domingo, 02.08.09

Embora tenha surgido em 1973, só agora o método de Atkins foi submetido à avaliação científica e os resultados publicados na revista britânica New England Journal of Medicine.

 

Por isso, todo esse disse-que-disse. Ficou provado que a dieta emagrece mesmo, e bastante, a curto prazo: 5 quilos em 15 dias. Por conta da perda de peso, ela também reduz os triglicérides, mas parece que esse benefício só acontece com os obesos.

 

“O que de fato ajuda a baixar as gorduras no sangue é o emagrecimento, não o tipo de cardápio”, diz Valéria Guimarães, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

 

Por outro lado, os cientistas descobriram que, na hora de manter o peso perdido, a dieta é um fracasso.

 

E sabe por quê? Ninguém suporta comer bacon, maionese, creme de leite, carnes gordas, queijos amarelos e nada de massa para sempre. Quando se volta à alimentação normal, voltam os quilos extras. Essa constatação veio se somar aos argumentos dos especialistas que votam contra Atkins.

 

Eles consideram os estudos insuficientes para legitimar uma dieta tão radical. O endocrinologista Walmir Coutinho, coordenador do Consenso Latino-Americano de Obesidade, lembra que a Organização Mundial da Saúde faz sérias restrições a ingerir gordura e proteína em excesso.

 

A recomendação mais recente é limitá-las a entre 20 e 30% das calorias diárias. “Comer muita gordura faz mal e, quanto maior a porcentagem desse nutriente na dieta, maior o risco de obesidade”, diz a metabologista Fernanda D’Elia, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

 

O caminho ideal para a perda e o controle de peso é um programa intensivo de reeducação alimentar que beneficie a saúde do paciente como um todo”, afirma Walmir Coutinho.

publicado por investweb às 16:23 | link do post | comentar | favorito
Pesquisa personalizada
arquivos
2009
últ. comentários
As proteinas são mt boas
Olá,Parece ser uma dieta interessante vou pesquisa...
Olá,Parece ser uma dieta interessante vou pesquisa...
Olá eu já experimentei a Dieta da usp tive bons re...
Olá eu já experimentei a Dieta da usp tive bons re...
E morre-se em quantos dias só comendo isto?
blogs SAPO